terça-feira, 27 de setembro de 2011

Será Que Estou Morto?

Possivelmente, você já se deparou com a seguinte pergunta: “Você tem medo da morte?” Esse questionamento é por si só, impactante. Viver é bom e prazeroso. É na vida que mentalizamos os nossos maiores sonhos, aquilo que almejamos acontecer em nossa história. Mas a morte é horrível. Ela é medonha e interrompe qualquer sonho de um futuro promissor nesta realidade.

Contudo, torna-se necessário atentarmos para uma importante verdade: Muitos, por mais que tenham medo da morte, já estão mortos. Como pode ser isso? – alguém poderia perguntar. Obviamente, estamos nos referindo à morte espiritual. Logo, têm todo sentido as palavras de Paulo: Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados (Ef 2:1 – grifo meu). É isso que somos ao nascer: mortos! À semelhança do filho perdido mencionado numa parábola contada por Jesus, muitos estão mortos (cf. Lc 15:24). O clamor do apóstolo ainda é possível de se ouvir no ecoar das vozes de muitos pecadores: Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?  (Rm 7:24). Paulo está se referindo à natureza pecaminosa que faz parte de todo ser humano. Essa natureza o estava maltratando, pois diversas vezes levava-o a fazer coisas que ele aborrecia e a deixar de fazer o que aprovava (Rm 7:15).

Se nascemos mortos, necessariamente devemos nascer de novo. Isso não significa dizer que a natureza pecaminosa que há em nós, nos deixará. Porém, ela não mais nos dominará. O que Jesus disse a Nicodemos é extensivo a todos: ...se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus (Jo 3:3). Assim, os “mortos não vêem, isto é, eles não vêem o Reino de Deus como um desejo supremo. Parece-lhes algo tolo, mítico ou maçante. Por isso, não podem ‘entrar no Reino de Deus’ (3.5)”.[1]

Será que estou morto? Esta pergunta deve ser feita por cada pessoa. Todos precisam refleti-la. Se a resposta for positiva, o que fazer? Paulo disse: Ele vos deu vida... (Ef 2:1). Ele quem? Deus! Este, por intermédio da morte de Cristo, nos faz nascer de novo e nos torna novas criaturas (2 Co 5:17). Portanto, o melhor a se fazer é correr para os seus braços. Ele nos dá nova vida!

Ms. Jailton Sousa Silva


[1]  Piper, John. O que Jesus espera de seus seguidores: mandamentos de Jesus ao mundo. São Paulo: Editora Vida, 2008, p.39. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!