domingo, 18 de fevereiro de 2018

Em busca da Palavra


Ne 8:1-12

Introdução: Com a construção dos muros de Jerusalém, os israelitas conseguiram se organizar social e materialmente. Jerusalém não era mais uma vergonha; agora havia guardas sobre ela (Ne 7:3). As pessoas haviam se estabelecido ali (v.73); elas tinham segurança militar, segurança econômica e um governo sólido. Será que tudo isso lhes era suficiente? Será que dinheiro, conforto, estrutura é tudo que precisamos? Ter um carro do ano pode ser bom, mas não é suficiente; ter uma graduação, mestrado, doutorado, MBA, em alguma área do conhecimento humano é maravilhoso, mas não é o suficiente; ter uma conta bancária generosa é melhor ainda, mas também não é suficiente. Nas palavras de Cristo, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo? (Lc 9:25).

Não adianta possuirmos tesouros na terra, se nada tivermos no céu; sermos recebidos pelos homens e rejeitados por Deus. Os israelitas haviam passado por uma reforma estrutural, organizacional e econômica, mas ainda lhes faltava uma reforma espiritual. Haviam sofrido uma mudança externa, mas agora tinham de passar por uma reforma no coração. Como essa reforma espiritual seria possível? Como ela aconteceria? Por meio da Palavra de Deus. Se quisermos ter uma espiritualidade sadia e sermos cristãos de verdade, precisamos buscar a Palavra. Como deve ser essa busca?

Em primeiro lugar,

A busca da Palavra precisa ser interessada.

O primeiro versículo do cap.8 de Neemias, começa dizendo que todo o povo se ajuntou como um só homem na praça, para ouvir a leitura do livro da Lei. 

Eles não se juntaram ali porque queriam promessas de prosperidade, de enriquecimento, mas porque almejavam saber a vontade de Deus. O foco era a Palavra, não a pessoa do lado; queriam ouvir a verdade. Como está escrito: e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8:32). Em Jerusalém, o interesse que havia pela Palavra era coletivo. O v.2 afirma que a congregação era formada tanto de homens, como de mulheres e de todos os que eram capazes de entender o que ouviam. Ninguém queria deixar passar a oportunidade de ouvir Deus falar.
  
Há um desinteresse pela Palavra em nossos dias que é de doer o coração. Se a Palavra não falar o que as pessoas querem ouvir, então não lhes interessa. As pessoas querem ouvir Deus falar não o que ELE tem para falar, mas o que elas querem que ele fale. Há um desinteresse sem precedentes pela Escola Bíblica. Na escola bíblica eu aprendo ser cristão; aprendo a ler a Bíblia; conheço a vontade de Deus. Muitos cristãos, porém, não se importam mais com ela. Preferem a quentura dos lençóis que o fogo do conhecimento; muitos dizem: “eu não vou à escola bíblica porque acordo cansado”. Mas acordam cansados porque vão dormir 2h e 3h da manhã, vendo besteira na internet.  

Há muitos que há tempos só vão sábado para o culto, após às 10h, isto é, após o final da Escola Bíblica! Estes vegetam, semana após semana, na própria ignorância e na falta de conhecimento bíblico.E os nossos músicos? Peço perdão aos irmãos e irmãs que levam o louvor a sério, mas isso eu tenho falar. É muito feio. Não...pior: é desrespeitoso quando após ministrarem o louvor na igreja, com mãos levantadas e com vozes afinadas, os músicos, exemplos da igreja, abandonam o templo quando o pregador sobe ao púlpito. Eles não querem ouvir Deus falar; a Palavra já não lhes interessa.

Outros, preferem ficar no celular. Enquanto o pregador transmite a mensagem do alto, eles ficam hipnotizados pelas coisas da terra. Suas atenções se voltam para os joguinhos, para os papos de grupo em algum aplicativo. Cadê o interesse e a reverência à voz de Deus? É assim queremos ouvi-lo falar conosco? Você falaria com alguém que não lhe desse atenção? No v. 5, Esdras abriu o livro e todo o povo se pôs em pé. Isso é reverência! É respeito! É temor!

Reverencie a Palavra! Preste atenção à voz de Deus. Ele quer falar contigo meu irmão! Você pode achar que o pregador não seja bom, mas ouça-o porque sendo ele bom ou não, a boca dele será usada por Deus como uma flecha que perfurará o seu coração. Você pode não gostar do seu professor de sábado, mas seja o primeiro a chegar na sala para ouvi-lo porque será por meio dele que Deus te ensinará a ser crente; o pregador e o professor nada são, mas a Palavra que eles pregam é poderosa. Ela salva, liberta e restaura.

A busca pela Palavra deve ser interessada. Além disso, em segundo lugar,

A busca pela Palavra precisa ser prioritária.

No v.3 do cap. 8 de Neemias, está escrito que o livro foi lido desde a alva até ao meio-dia, perante os homens e mulheres e os que podiam entender; e todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei.

Duas situações aqui merecem destaque. Primeiro: eles priorizaram o tempo. O texto diz que eles se juntaram desde a alva para ouvir a Palavra de Deus. Ou seja, desde o amanhecer. As primeiras horas do dia; as primícias do seu tempo foram dedicadas à Palavra. Eles a priorizaram. Até ao meio dia eles ficaram no seu lugar, com seus ouvidos atentos. Não havia dispersão, distração nem enfado. Havia fome da Palavra.[1] Quer um conselho? Priorize tempo para a Bíblia. Não se preocupe, não precisa necessariamente deixar o lazer de lado. Você vai poder assistir o seu filme favorito, a sua série favorita. Mas você vai separar um tempo do dia para ouvir Deus falar contigo.

Você não vai se distrair com nada. Se preciso, você vai se trancar no quarto, colocará uma plaquinha de “não perturbe” e prestará atenção somente às sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus (2 Tm 3:15). A outra situação que merece destaque: eles priorizaram as energias. Eles não escolheram um horário qualquer. A parte da manhã era o período em que eles estavam com mais disposição e mais despertos. Para o povo, aquele horário era o ideal para o cérebro absorver o conhecimento com mais proveito. Eles pouparam as energias para aproveitarem mais a leitura da Bíblia feita pelo escriba Esdras. 

Qual é o horário em que você tem mais disposição para a leitura? É no período da manhã? Da tarde? Da noite? Da madrugada? Seja qual for, dedique-o à leitura da Bíblia. Priorize o momento em que o seu corpo estiver descansado e em que a sua mente estiver tranquila. Então, abra a sua Bíblia, leia-a e reflita sobre a leitura. Por que você precisa priorizar a leitura da Bíblia? Sl 1:2 diz que bem-aventurado é aquele em que o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite

Você quer ter uma vida abençoada por Deus? Busque a Palavra com interesse e prioridade; Queres ser restaurado pelo Senhor? Ouça-o por meio da Palavra! Deixe-o te orientar; deixe-o te guiar. A palavra é lâmpada para nossos pés e luz para os nossos caminhos (Sl 119:105).

Conclusão: O povo de Deus descrito em Neemias 8, tinha estrutura governamental e econômica, mas estava sedento. Desfrutava de fartura por fora, mas por dentro, estava seco como um deserto. Somente a Palavra preencheu o coração daquele povo. A busca da Palavra os fez entender a vontade de Deus e lhes trouxe regozijo!  A palavra de Deus pode preencher o vazio da sua vida. Ela é a resposta verdadeira para aqueles que se encontram desorientados e perdidos. Ela é a revelação pela qual Deus se dá a conhecer. Busque-a com afinco; leia-a com interesse e priorize-a sempre. Ela fará toda diferença na sua história!

Jailton Sousa Silva, Pr. 


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
LOPES, Hernandes Dias. Neemias: o líder que restaurou uma nação. São Paulo: Hagnos, 2006.


[1] Lopes (2006:137).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!