terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Eficácia da Palavra




Que a paz de Jesus Cristo seja sobre a sua vida. O tema que abordaremos hoje será: A eficácia da Palavra.
Para isso, lhe convido a acompanhar a leitura do texto de Hebreus 4:12, que diz:

Pois a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

A Bíblia, a Palavra de Deus, é a bússola da nossa vida. Ignorá-la significa regredir na santificação, pois é impossível trilharmos os caminhos da mesma quando não conhecemos a Deus nem a sua vontade. O alerta de Jesus quanto a isso é coerente quando ele diz em Mateus 22:29: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. A ignorância espiritual é um grave problema de nossos dias. Ela tem patrocinado o fracasso de homens e mulheres e os têm feito perder a fé, naquele que por todos morreu, Cristo. Por mais triste que seja, temos de alertar: uma vida sem a Palavra é um retrocesso. Uma igreja sem zelo bíblico está fadada ao fracasso.

Por que a Palavra de Deus é eficaz?

Porque, em primeiro lugar, 

Ela nos ajuda a vencer o maligno.

  A leitura da Bíblia e a prática dos seus ensinos são extremamente vitais à nossa santificação. Quer um exemplo? Cristo. Isso mesmo, Cristo é o maior exemplo de conhecimento e submissão à Palavra que temos. Embora não precisasse “crescer” na santificação, visto não ser ele pecador, nos ensinou, por seu exemplo, fazê-lo. Assim ele agiu quando confrontou e venceu o diabo no deserto, após ter jejuado quarenta dias e quarenta noites. A tentação, por mais forte que possa parecer, pode ser vencida! Mas como isso deve ser feito? Observemos, atentamente, o exemplo de Jesus.
Quando ele foi desafiado a transformar pedras em pães, a sua resposta ao tentador foi direta em Mateus cap. 4, versículo 4, que diz: ...Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Observe a expressão “está escrito”. Cristo a usou de modo contínuo em seus argumentos. Ele disse mais adiante no versículo 7: Também está escrito: não tentarás o Senhor teu Deus; e por fim, disparou o golpe fatal sobre o deus deste século no versículo 10: Vai-te Satanás,  porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Cada argumento reflete o seu temor ao Pai.
Você percebeu o instrumento utilizado por Jesus na sua vitória contra o mal? Ele é o nosso exemplo. Por que ele fez questão de usar a expressão “está escrito”? Para que pudéssemos imitá-lo, utilizando-a em situações semelhantes. Ele sempre soube que um dia travaríamos as nossas próprias batalhas. Naquela ocasião, Cristo se deparou com o tentador e com a tentação, mas a nossa vez de ser tentados e provados ainda estava por vir. Era apenas uma questão de tempo. Este tempo, finalmente, chegou. Entramos no processo de santificação. Este processo envolve percepção, convicção e preparo. Nele, inevitavelmente, somos confrontados pelas mais adversas situações.
            Haverá momentos em que no deserto da sua vida financeira, surgirão conselhos e oportunidades motivando-o se apossar daquilo que não é seu ou adquirir o sucesso por meios “fáceis”. No deserto da sua vida sentimental, surgirão homens e mulheres “estranhos” a fim de seduzi-lo a compartilhar os “prazeres” do sexo ilícito; No deserto da sua vida intelectual, surgirão idéias heréticas que lhe tentarão a abandonar a verdade e os princípios ensinados na palavra. O que fazer nesses momentos? Como vencer tais lutas? Pense nas palavras de Jesus: está escrito! Combata o mal com a palavra, pois ela é luz para o nosso caminho! Faça somente o que for favorável a ela.
            Nessas horas, o apego diário à Bíblia, conta muito. Aqueles que se apegam a ela usufruirão de resultados compensadores. O salmista se mostra tão apegado à esta “iguaria” do céu que chega a declarar no Salmo 119:31: Apego-me aos teus testemunhos. No versículo 74 ele afirma: tenho esperado na tua palavra. E no versículo 127, ele observa: amo os teus mandamentos mais do que o ouro. Veja que para o salmista, examinar as Escrituras, não é um fardo, mas uma atitude mais que prazerosa. É a palavra que mata a sua fome e lhe traz entusiasmo para viver esperançosamente.

              Em segundo lugar, a Palavra é eficaz porque 

               Nos conduz ao íntimo relacionamento com o Pai.

            O nosso relacionamento com a Bíblia deve ser o mais íntimo possível. Isso significa que devemos abri-la, folheá-la, esquadrinhá-la, em busca da verdade. Infelizmente, a nossa sociedade não tem um hábito muito eficaz de leitura. Mas o hábito do cristão em relação à leitura da Bíblia deve ser diferente.
O salmista escreve no Salmo 42:1: Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. Quem busca ao Deus da palavra, ansiosamente busca a palavra de Deus. Seremos bem-aventurados se a ingerirmos, nos deleitarmos em seu sabor, não nos importando, todavia, se ele se apresentar amargo ao estômago ou doce como mel ao paladar (Ap 10:9). A Palavra é viva, eficaz e discerne os propósitos do coração humano.
Amado internauta, adote o hábito de ler a Bíblia. Não interessa se em voz alta ou em silêncio, apenas leia. Deus falará com você através dela. Afinal, ela não contém, mas é a Palavra dele. Os seus olhos se abrirão para os horizontes da vida. Você não se arrependerá se investir um tempo considerável no exame da Bíblia. Faça conforme o conselho do profeta Isaías, no cap 34, versículo 16, que diz: Buscai no livro do Senhor e lede. Medite e reflita dia e noite em cada frase e em cada palavra da Bíblia, pois quem assim age, é como àrvore plantada à beira de águas correntes: dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham.  
A Bíblia é o mapa que nos conduz ao relacionamento mais profundo com Deus. É remédio que alivia a dor e cura a alma. Por isso, a palavra de Deus deve ser inculcada aos filhos em todo o tempo e em todo lugar. Deve ser um exercício da memória. Falando nisso, lembramos: A Bíblia é a palavra de Deus e palavra de Deus é coisa séria! Quem a examina com intuito de adquirir conhecimento, defender um ponto de vista, preparar um sermão ou, simplesmente buscar a Deus por meio das sagradas letras, deve fazê-lo com muita responsabilidade. Tenha muito cuidado para não distorcer o real sentido da revelação divina!
            Erramos quando não levamos isso em consideração. A palavra não é superficial, mas profunda. Ela é leite para a criança, mas também, alimento sólido para o adulto. É muito perigoso estudarmos a Bíblia pela ótica míope e infundada das tradições humanas. Faça melhor, ore antes. Peça ao Senhor que lhe dê humildade suficiente para não querer que a Palavra se curve a você. Mas que aconteça o contrário. Se o seu ensino, seja ele qual for, lhe conduzirá a uma vida de comunhão com Deus, obedeça-a. 

Para concluir esta reflexão, gostaria de dizer que a Palavra de Deus tem um grande propósito para nós. Este propósito deve ser também o nosso alvo pessoal. O propósito primordial da Bíblia não é científico, embora contenha fatos dessa natureza; não é intelectual, apesar de nos tornar sábios; não é literário, apesar de conter uma literatura esplêndida; também não é filosófico, embora revele “vestígios” da sabedoria de Deus. Ela ensina, repreende, corrige e instrui na justiça, tornando-nos aptos para toda a boa obra (2 Tm 3:16,17), porém, a salvação humana é o seu foco principal (2 Tm 3:15). Antes de qualquer coisa, a Bíblia é um livro de salvação! Portanto, vale a pena examiná-la e buscar, em suas palavras, crescimento espiritual. Acredite: a palavra jamais voltará vazia. Ela é capaz de produzir mudanças significativas em você!

Deus o abençoe, amém.

Ms. Jailton Sousa Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!!!